Um Lobo Solitário

Um Lobo Solitário, de Graham Greene (Biblioteca Azul, 2016, 221 p., tradução de Julieta Leite, revisão de Tomoe Moroizumi e Fábio Bonillo, R$ R$ 39,90) narra a relação pessoal do escritor inglês com o “homem forte” do Panamá Omar Torrijos (1926-1981), ao longo de viagens entre 1976 e 1980, enquanto se faziam as negociações sobre a Zona do Canal do Panamá, e posteriormente em 1983.

Recolhe fragmentos de fatos da história de todos os países da América Central (Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize), e inclui Cuba, Granada, México e Estados Unidos.

Muitos personagens históricos são relatados ao longo das páginas do livro:

Ortegas, Chamorros, Fidel, Noriega, Jimmy Carter, Reagan, Kissinger, George Price, Miguel d’Escoto, Eden Pastora (Comandante Zero), além de outras figuras históricas como o arcebispo Óscar Romero, o escritor Gabriel García Márquez, João Paulo II, Augusto Pinochet, Alfredo Stroessner, Hugo Bánzer, …

Interessante a descrição étnica e geográfica desses países, que por vezes surge no livro.

O livro contém falhas de revisão, com por exemplo “uma cidadezinha encantadora a aproximadamente nove mil metros de altitude, …” – mais alta, portanto, do que o Monte Everest. Não duvido que no original o autor tivesse mencionado nove mil pés, 2700 metros.

Um Lobo Solitário mostra toda a visão esquerdista dos autor e dos líderes centro-americanos que tornaram, por décadas, a América Central uma das regiões mais instáveis do mundo.

O Panamá, hoje em dia, deve muito à ditadura de Torrijos, já que o Canal passou em 2000 à plena soberania do país, mas sobretudo modificou-se graças à modernização capitalista que domina o país no século XXI

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s