Inimigos: Uma História de Amor

Inimigos: Uma História de Amor (Enemies, a love story; Sonim, di Geshichte fun a Liebe, no original em iídiche), romance de Isaac Bashevis Singer (L&PM Pocket, 2001, 353 p., R$ 9,00, tradução de Carmen Vera Cirne Lima e Júlia Tettamanzy), é mais um interessante texto do autor polonês-americano. que também gerou filme (como Yentl), em 1989, dirigido por Paul Mazursky, com Ron Silver, Anjelica Huston, Lena Olin and Margaret Sophie Stein.

No final da década de 1940, em Nova York, um refugiado judeu divide-se com duas diferentes mulheres, Yadwiga, a empregada doméstica católica que o escondeu durante a Segunda Guerra Mundial, com quem se casou “por gratidão”, e Masha, a amante judia que vive com a mãe. Desloca-se do Brooklyn ao Bronx, levando vida dupla, até que chega Tamara, que era sua mulher antes da Guerra, e que tinha sido dada como morta.

A partir daí, o rodízio entre as diferentes esposas, levam ao aguçamento das neuroses de quem vive sob o fantasma da perseguição e do sofrimento – todos eles.

Um bom livro, que prende a atenção e deixa um clima de suspense em cada reviravolta que ocorre nos relacionamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s