Judas

Judas, de Amós Oz (Companhia das Letras, 2014, 362 p.) é um romance muito interessante, que narra a história de Shmuel Asch, um estudante israelense que vive na Jerusalém dividida, em 1959, que pretende fazer uma tese sobre a visão de Jesus pelos judeus e a visão de Judas de Keraiot (Iscariotes) no cristianismo.

Perdido em suas divagações, sai da universidade e vai trabalhar como acompanhante de um velho inválido, Guershom Wald, que vive com a nora Atalia.

O “ex-tudante” ouve de Wald histórias da fundação do Estado de Israel, e a guerra pela independência, durante a qual havia morrido o único filho. Por sua vez, a história do já falecido consogro Shaltiel Abravanel, antigo proprietário da casa onde vivem, é a de um judeu que foi expulso das organizações sionista e política, por ser defensor da união de árabes e judeus, e passou a viver seus últimos anos sem contato com outras pessoas, mesmo a filha e Wald. Qualificado como traidor de Israel, a história de Abravanel serve para Shmuel de reflexões sobre Judas na história da formação do cristianismo.

Após quatro meses de convívio Wald, que passava seu tempo prazerosamente em discussões ao telefone com amigos, e depois de um confuso relacionamento amoroso com Atalia, Shmuel é obrigado a ir embora, sem rumo.

A impressão que Amós Oz deixa é a de pessoas perdidas na sociedade israelense, isoladas entre si e confinadas pelo mundo.

A tradução de Paulo Geiger é bem realizada, contudo o glossário final deixa algumas expressões apenas com a explicação de que fazem parte da religião hebraica, sem defini-las.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s