Inferno

Lògicamente não é o livro de Dan Brown, já que nunca mais perderei meu tempo com esse escrivinhador.

Trata-se de livro com o mesmo título, Inferno, escrito por Patrícia Melo em 2003 (Planeta DeAgostini, 2003, 368 p. R$ 16,90).

Durante a infância, o menino José Luís Reis, o Reizinho, morador de uma favela no Rio de Janeiro, larga a escola e torna-se “olheiro” de um traficante no morro em que vive. Torna-se um viciado que perambula pelas ruas e becos, com o amigo Fake, um rapper. Apesar da tentativa da mãe, a empregada doméstica dona Alzira, em conseguir um trabalho como office-boy, o menino volta ao meio dos crimes, e passa a ser, outra vez, um dos “soldados” do traficante, ficando amigo de Leitor, um marginal intelectualizado, que defende a descriminalização das drogas.

A história percorre uns dez anos. José Luís sobe de grau na hierarquia do crime, e, antes de completar 18 anos, já matou várias pessoas, inclusive o chefe do tráfico naquela favela, tornando-se o líder comunitário e criminal.

A narrativa arrasta-se ao longo do livro, uma vez que assume ares de novela de televisão, com aquele Rio de Janeiro em que a Lagoa Rodrigo de Freitas é vizinha da Avenida Brasil. A maioria dos personagens degrada-se cada vez mais, enquanto as situações na favela (e suas vizinhas) apenas repetem o que já foi vivido sob outras lideranças.

O livro, que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura quando lançado, é apenas mais um dos amontoados de clichês de romantização dos criminosos, tão ao gosto da imprensa. Há romances policiais de autores brasileiros muito mais interessantes do que este.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s