Morte Súbita

De repente, J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, teve o polêmico lançamento de seu primeiro livro para “adultos”, Morte Súbita ( Nova Fronteira, 2012, R$ 49,90, 501 p. – Casual Vacancy, título original).

Quem disse, porém, que o livro não gira em torno de adolescentes e de suas famílias?

A aluna filha de uma prostituta viciada em heroína, o filho do diretor da escola, o filho de…, as filhas de… , são todos os personagens ao redor dos quais famílias mal conseguem disfarçar os problemas internos que carregam.

Com a súbita morte de um vereador do conselho de um vilarejo, começam a ocorrer disputas políticas para sua sucessão, e os interesses em conflito desencadeiam uma série de acusações entre os moradores de destaque da localidade, que servem de mote para vinganças de filhos adolescentes contra pais, em vários casos, ausentes.

Sexo, drogas, política, adultério e abandono. Mudaram um pouco as preocupações, mas na essência o tema gira em torno dos adolescentes, embora com linguagem para adultos.

Mais importante é o pano de fundo do vilarejo contra a sede municipal, e a rejeição da classe média abastada contra um bairro onde se concentram as pessoas que vivem da assistência social (bolsa-família), pichadores, jovens encapuzados, traficantes, e outros tipos humanos que fazem parte do nosso conhecido mundo urbano contemporâneo. Além disso, a questão generalizada da escassez de recursos para manter o estado de bem-estar social (welfare state) e as polêmicas locais sobre a manutenção ou não do instituto de recuperação de viciados.

Realmente o tema é bem atual, pode ser compreendido em qualquer parte do mundo, mas não se trata de algo que merecesse 500 páginas, com tantos personagens e, sobretudo, com tantos relatos de problemas familiares.

No fundo, J. K. Rowling manteve o interesse pelo enfoque na juventude, com pinceladas mais pesadas sobre o “caráter mau” dos adultos, com uma linguagem mais para o contrates do “branco e preto” do que para tons pastéis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s