Os intransitivos

Os intransitivos, de Cacá Moreira de Souza (Ateliê Editorial, 2002, 193 p.), é um livro de contos escrito por um professor de Língua Portuguesa.

Os contos são voltados para o quotidiano de pessoas comuns, no interior ou na capital de São Paulo, em tempos atuais. Desfilam pelas páginas personagens como o cor.no, a angustiada, os vizinhos, amigos de infância. Alguns, no entanto, são mais introspectivos, sem aprofundar cenas, mas tão sòmente sentimentos dos personagens.

Por influência do próprio ofício do autor, nota-se em vários contos um ritmo e uma sonoridade que os fazem parecer poesias em prosa. Outros seguem mais o caminho formal da prosa convencional.

O capítulo que dá nome ao livro é uma sucessão de pequeníssimos contos, muitos deles com apenas dois parágrafos, que seguem o mesmo tipo de linguagem e de narrativa que comentei anteriormente.

Pode parecer um livro para uma noite de chuva, porém também serve para uma tarde ensolarada cheia de risos, conforme o conto que se esteja lendo naquele instante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s