O Último Suspiro do Mouro

O Último Suspiro do Mouro (The Moor’s last sigh), de Salman Rushdie (Editora Planeta DaGostini, 2003, 450 p., R$ 16,90), é um livro muito interessante. Além disso, a  tradução feita por Paulo Henriques Britto brinca com as palavras em português e sabe manter os trocadilhos do original em inglês.

Não é um livro daqueles que a gente pega e devora em minutos, porque é denso, e cheio de complicadas palavras indianas onde os olhos tropeçam. Mas achei o livro uma obra-prima.
Livro para portugueses e brasileiros lerem. Afinal de contas, sabemos o significado de Vasco da Gama, de Goa, de Salazar, e também de El Cid, de Isabel de Castela, e da conquista de Granada. Leitores de outros países podem não entender muitas coisas do livro, pois falta-lhes informação básica para isso.
Além disso, somos instruídos e sabemos quem foi Nehru, Indira, e todo o resto da curriola que é mencionada nas páginas. Involuntariamente, até fazemos comparações com dinastias de políticos brasileiros. Sabemos o que é um sikh, um muçulmano e um parse (zoroastriano como o Freddie Mercury), como também conhecemos ao menos um pouco do pensamento católico e do judaico . O livro mostra que, ao contrário do que se diz vulgarmente, deveríamos ter orgulho de sermos herdeiros da civilização lusíada.

O livro tem palavrões, mas palavrões que cabem nas horas certas, de raiva, de explosões. Não estão no texto por modernismo bobo de reprimidos.
Tem sexo, mas sexo em horas devidas, e não expostas a todo instante, como fazem escritores impotentes, que querem fingir a sexualidade já perdida.
Mostra que corrupção na Índia tem cara parecida com corrupção no Brasil.
Mostram, também, que Bombaim pode ser São Paulo ou Rio de Janeiro. Basta apenas observar e encontrar todas as semelhanças.
O livro fala dessa classe que se denomina artística, que tem a mesma cara pretensiosa e afrescalhada em todos os lugares.

Um livro que enriquece o leitor.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s