O filósofo + o imperador

O filósofo + o imperador, um romance sobre Aristóteles e Alexandre, de Annabel Lyon (Editora Leya, 2010), não precisava desse título na capa com + , teria sido melhor o simples O filósofo e o imperador,  como aparece nas páginas escritas.

A capa tem a ilustração de um pangaré, que depois vamos reparar que se trata do famoso Bucéfalo.

Vemos que Alexandre Micro, o nanico, era um bipolar megalomaníaco e sádico, como tantos outros vultos da história. Nanico, ao contrário do pretenso pai Filipe II, rei da Macedônia, e sobretudo ao contrário de algum deus que o teria gerado, como dizia a maquiavélica Olímpias, mãe dele (uma das várias esposas reais).

O livro é muito bem escrito, ainda mais quando se vê a qualidade de uma mulher escrever um romance em primeira pessoa (Aristóteles), sem qualquer daqueles vícios comuns quando um gênero quer fingir que é o outro. Um livro que prende a atenção do leitor.

A vida de Aristóteles criança, filho do médico do rei (pai de Filipe II); o período em que, já órfão, vai viver na Academia de Atenas, onde se torna discípulo de Platão; o casamento, a viuvez, os filhos, o sobrinho Calístenes. A difícil relação com o rei, Filipe II, quando a amizade das crianças é substituída pela relação rei – súdito. O trabalho feito com Arrideu, filho mais velho do rei, que aos 5 anos sofreu algum tipo de doença (meningite?), que o deixou com retardamento mental, e que era mantido como um bicho selvagem, até a presença de Aristóteles.

Aristóteles, que era visto como grego na Macedônia, e como macedônio na Grécia, e sua influência no difícil papel de professor de Alexandre. O sadismo do nanico contra o historiador Calístenes, que acompanhava o bastardinho nas expedições militares.

Vê-se que não adianta ter um professor filósofo, cheio de ética e de bons princípios: quando o político nasce para o abuso do poder, nada o pode contrariar. Isso valeu na Antigüidade e é válido nos dias de hoje.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s