O monge inglês

Em abril de 2009, li O Monge Inglês, romance de estréia de Valeria Montaldi (Editora Record, 2008, tradução de Eliana Aguiar). Logo na capa o aviso de que o frade-inspetor Matthew lembra (plágio?) William de Baskerville, de O Nome da Rosa, de Umberto Eco.

O tema do livro se passa em Milão, em 1246, e tem um número de personagens superior ao da lista telefônica de Boa Vista, em Roraima. A gente chega a se perder, com tantos nomes, participantes como personagens ou meros figurantes.

No final, as soluções para tudo quanto é trama não eram necessárias. Bastava o livro terminar. Mas a autora fez questão de matar o bandido principal perfurado pela faca de outro bandido secundário. Fez a filha bastarda do milionário ter um encontro com a mãe biológica, depois da morte da mãe adotiva. E mais uma série de outras soluções totalmente desnecessárias, dignas de dois capítulos finais de novela de televisão.

Ou seja, o livro, que poderia não ser uma mera cópia do romance famoso do escritor italiano Umberto Eco, tornou-se apenas um folhetim, dispensável, que em breve será esquecido.

Para quem quer saber a última cena: o frade largou o hábito e fugiu com a mulher amada, não sem antes ter se confessado com o velho abade, que morria de tuberculose no mosteiro.

Desta vez, alunos que entram na internet para saber finais de livros, por preguiça de leitura e para preparar seus trabalhos escolares, aí poderão encontrar o resumo. Se bem que duvido que algum professor fosse recomendar a leitura deste livro, especificamente. Ou de repente, talvez, um professor de história medieval.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s